[fusion_builder_container hundred_percent=”no” equal_height_columns=”no” menu_anchor=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” parallax_speed=”0.3″ video_mp4=”” video_webm=”” video_ogv=”” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” overlay_color=”” video_preview_image=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” padding_top=”” padding_bottom=”” padding_left=”” padding_right=””][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ layout=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” center_content=”no” last=”no” min_height=”” hover_type=”none” link=””][fusion_text]

Para evitar as, atualmente conhecidas como, pedaladas fiscais, em 4 de maio de 2000, o presidente Fernando Henrique Cardoso sancionou a Lei Complementar 101, mais conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal.

Em 27 de maio de 2009, o Presidente Lula sancionou a Lei Complementar 131, conhecida por Lei da Transparência, que inovou em disponibilizar em tempo real, informações sobre orçamentária e financeira da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Algo que só a internet poderia fazer.

Em 18 de novembro de 2011, foi sancionada pela, então presidente Dilma Rousseff, a lei 12.527: Lei de Acesso a Informação, para os íntimos LAI 12.527.

Em resumo: desde 2000, todo cidadão brasileiro têm direito a saber o que os governos federal, estaduais e municipais fazem com nosso dinheiro. Mas quem de nós iriamos dedicar tempo indo atrás de tais informações? A partir de 2009, tais informações foram disponibilizadas na internet e em 2011, os órgãos públicos são obrigado por lei a fornecê-las.

Para saber para onde nosso rico dinheiro está indo, basta pesquisar na internet por: transparência <nome do estado ou município em questão>. Caso não exista, basta fazer uma denúncia no site de Acesso a informação.

Agora o que me surpreendeu de fato foi de que a Câmara dos Deputados deu um passo à mais. E, com certeza, sem anuência dos políticos. Existe um serviço chamado Acompanhe seu Deputado, onde quinzenalmente, qualquer um que tenha um email recebe tudo que um deputado fez.

Conheça seu direito e faça-o valer. Fale para seus amigos.

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Artigo anteriorSe levar um tapa, por que dar a outra face?
Próximo artigoImpacto da Internet na música