“O campo da Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) é oportunidade única para o Brasil capturar seu valor. Até 2025, no mundo, a IoT terá um impacto econômico de US$ 4 a 11 trilhões, maior que a robótica avançada, as tecnologias cloud, e até mesmo a internet móvel.

No Brasil, o impacto potencial é de US$ 50 a 200 bilhões por ano, valor que representa cerca de 10% do PIB brasileiro.” Essa é uma das principais conclusões do relatório final do estudo “Internet das Coisas: um plano de ação para o Brasil”, que já está disponível no site do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES). O documento, com 95 páginas, é resultado de um trabalho profundo realizado, ao longo de 2017, pelo consórcio formado pelo CPqD, pela consultoria McKinsey e pelo escritório Pereira Neto/Macedo Advogados, sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do BNDES.

Dividido em quatro fases, o trabalho começou com a elaboração de um diagnóstico e a definição de aspirações para o Brasil em IoT, avançou com a seleção de verticais e horizontais a serem priorizadas e aprofundou-se na investigação das verticais escolhidas: Cidades, Saúde, Rural e Indústria. Cada uma dessas verticais ganhou um relatório de aprofundamento específico – todos também já disponíveis na página do estudo na internet.

“Com esses relatórios, concluímos todas as entregas previstas nas três primeiras fases do estudo”, afirma Vinícius Garcia de Oliveira, coordenador desse trabalho no CPqD. A quarta fase, ainda em andamento, prevê o suporte à implementação do Plano de Ação do Estudo de Internet das Coisas 2018-2022.

Conduzido de forma inovadora, esse estudo servirá de base para o Plano Nacional de Internet das Coisas. O objetivo é tornar a IoT um instrumento de desenvolvimento sustentável da sociedade brasileira, capaz de aumentar a competitividade da economia, fortalecer as cadeias produtivas nacionais e promover a melhoria da qualidade de vida.

Fonte: Estudo de IoT: relatório final já está disponível no site do BNDES | CPqD

Artigo anteriorBanco do Brasil vai permitir transações bancárias pelo Messenger do FB
Próximo artigoEm breve, Apple Watch poderá detectar hipercaliemia. Sem necessidade de sangue